Amor pra cachorro.

Quem conhece o analista de Gestão da Gerência Técnica de Energia e Utilidades da Usina de Ipatinga, Rafael Pinto Pretti Assef, provavelmente não imagina que um dia ele teve medo de cachorro. Mas, felizmente, isso mudou.1

Primeiro, caiu por terra o receio de se aproximar dos bichos. Depois, com um “empurrãozinho” da esposa Fernanda Mourthé, Rafael venceu a resistência em ter cachorro, mesmo morando em apartamento. Foi assim que, em 2010, a cadela Mel chegou na vida do analista. Depois veio a Jujuba, a Lolla, a Dara, a coragem e muito, mas muito amor pra cuidar de tantos outros cães da região.

É que, atualmente, Rafael é membro do grupo Meu Amigo Cão (MAC), uma Organização Não Governamental (ONG) de proteção animal no Vale do Aço. “A ONG chamou minha atenção, mas eu achava que, psicologicamente, não teria condições de ajudar nos resgates dos animais. Depois, concluí que sofreria muito mais se não os ajudasse e me ofereci como voluntário”, detalha Rafael.

Dá trabalho e muitas vezes Rafael arcou com os custos dos resgates dos animais. Ainda assim, depois de quase um ano como voluntário, ele garante que vale a pena. “Muita gente pergunta por que ajudo animais e não seres humanos. Tive uma avó que iniciou a construção de uma creche no município de Naque. Ela sempre ajudou as pessoas. E hoje minha família continua ajudando por meio da creche. O próprio MAC também ajuda instituições ‘humanas’, mas é que os animais são indefesos. Quando se machucam (atropelamento, maus tratos, doenças), precisam da nossa ajuda para serem tratados. Eles não têm como ir para um hospital. É preciso Lazer isso por eles”.2

O MAC

O MAC nasceu em 2012 e foi formalmente reconhecido como ONG em abril de 2014. Não há uma sede ou abrigo num determinado endereço. Tudo funciona com a ajuda dos voluntários e da comunidade, que oferecem lar temporário aos animais, vendem os produtos da ONG e doam muita força de vontade. Atualmente, o MAC promove feiras de adoção nos seguintes locais:

– 1º sábado de cada mês – Shopping Vale do Aço (Ipatinga);

– 2º sábado de cada mês – Praça do Coreto (Timóteo);

– 2º e 4º domingos de cada mês – Feirarte (centro de Ipatinga).
Se você se identificou com a história do Rafael e quer ajudar o MAC, basta entrar em contato pelo e-mail meuamigocaoipatinga@hotmail.com, pelo site www.meuamigocao.org ou se apresentar aos voluntários nas feiras de adoção. A ONG não tem telefone de contato nem abrigo em sede.

4

Fonte: http://usimipatinga/voce-destaque/amor-pra-cachorro/ Intranet – Usiminas Ipatinga.