Dicas para a saúde bucal de seu cão

Não deixe a saúde bucal do seu cão de lado. Embora não receba tanta atenção dos donos, a boca é uma das principais causadoras de problemas e doenças em animais.

saude-bucal-HannamariaH-768x511

Os cães precisam de atenção especial para seus dentes e gengivas e algumas dicas garantem que seu companheiro fique com a saúde em dia. Confira na lista abaixo:

Não esqueça de perguntar ao médico veterinário sobre os dentes e a gengiva de seu cão
Durante as consultas, lembre-se de saber mais informações sobre formas de prevenção a doenças bucais.

Tenha o hábito de examinar a boca de seu cachorro
Alguns cachorros não estão acostumados a ter os dentes examinados. Mostre a ele que que isso é normal. Abra o focinho dele com bastante cuidado e faça uma averiguação de seus dentes e gengivas. Respeite o tempo do seu animal e nunca ultrapasse seus limites.

Fique alerto com qualquer alteração
Após acostumar seu cão a ter a boca examinada,  fique alerto a qualquer alteração nos dentes e na gengiva. Notou algum caroço? Fratura? Lesão? Não hesite: vá procurar o veterinário.

Mau hálito
O mau hálito pode estar ligado à alimentação do animal, doenças periodontais, doenças renais e até diabetes. Se o seu cachorro tem mau hálito, consulte um médico veterinário para entender por quê.

Escovação dental
É considerada a melhor maneira de prevenção de doenças. A escovação retira a película de bactérias dos dentes antes que se transforme em placa e cause danos maiores. Os donos devem ter em mente que a higiene bucal do cão deve ser diária.

Nunca escovei os dentes do meu cão. E agora?
Mesmo que você nunca tenha escovado os dentes do seu cão, iniciar a escovação previne a evolução de doenças. Antes de começar o procedimento, é indicado levar seu animal para uma avaliação do veterinário. 

Atenção: nunca use pasta dental de humanos nos animais, pois os ingredientes causam irritações. A pasta de dentes deve ser de uso exclusivamente veterinário. Além disso, existem escovas de dentes específicas para os cães, com cerdas macias e tamanhos apropriados.

*Com informações do site UOL e Luisa Mell