Ipatinga contará com um programa municipal de castração de cães e gatos

Essa semana foi de especial importância para a causa animal no município de Ipatinga – MG. O projeto de Lei 190/2013 de autoria da Vereadora Lene Teixeira (PT), no qual fica instituido o programa o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos do Município de Ipatinga.

É isso mesmo! Ipatinga passará a contar com um programa de castrações municipal!

O Meu Amigo Cão esteve na reunião de aprovação desse Projeto de Lei, que agora aguarda sanção.

O Mac na Câmara Municipal de Ipatinga

A votação aconteceu na última quinta feira, dia 20/03/2014. Além do Programa Municipal de Castrações o projeto garante importantes direitos

Segue alguns trechos do projeto para todos conhecerem o que mudará:

Art. 1° A prática de maus-tratos a animais, verificada em local público ou privado, quer o infrator seja ou não o respectivo proprietário, resultará na aplicação de multa, sem prejuízo de outras cominações legais.

Art. 6° Fica proibida a utilização de animais, de qualquer espécie, em apresentação de circos e congêneres, no âmbito do Município de Ipatinga.

Art. 10. Fica proibida a eutanásia de animais saudáveis, como método de controle populacional de cães e gatos.

O Art. 10 merece especial esclarecimento. Matar animais de rua não resolve o problema de super população, apenas retira das ruas um animal que devido as condições (fome, sede, frio, violência e doenças) teria uma expectativa de vida de duas semanas, salvo raras excessões, como quando o cão encontra algum tratador esporádico.

Moral da história: sacrificar animais de rua é como enxugar gelo.

Essa nova lei trará racionalidade ao tratamento desta questão. A solução é a castração, pois ela atua na fonte do dito problema. Reduzindo o nascimento de animais que irão parar nas mãos de proprietários que os abandonarão, pra em seguida adotar novos animais e continuar repetindo esse ciclo que é o causador da super população de animais de rua.

Assim que o Projeto de Lei 190/2013 se transformar numa Lei de fato noticiaremos em todas as mídias, ainda mais felizes. Essa foi uma grande conquista para a região do Vale do Aço-MG, pois uma vez que essa medida tenha sido aprovada em Ipatinga outras cidades da região serão mais flexíveis quanto a adoção de medidas semelhantes.

Celebremos!